O que é Dash
Dash é uma criptomoeda peer-to-peer de código aberto com foco no setor de pagamentos. A Dash oferece uma forma de dinheiro que é portátil, barata, divisível e rápida. Pode ser usada com segurança online e pessoalmente, com apenas taxas mínimas de transação. Baseada no projeto da Bitcoin, a Dash pretende ser o sistema de pagamentos mais fácil de usar e escalável do mundo.
Como funciona?
A Dash , assim como a Bitcoin, é baseada em um ledger descentralizado de todas as transações, conhecido como blockchain. Essa blockchain é protegida por meio de um mecanismo de consenso; no caso da Dash e da Bitcoin, o mecanismo de consenso é o Proof of Work (PoW). No entanto, a Dash funciona um pouco diferente da Bitcoin, porque possui uma rede de duas camadas. O segundo nível é desenvolvido com masternodes (Full Nodes), que permitem privacidade financeira, transações instantâneas e sistemas de gerenciamento e orçamento descentralizados.
Decentralized Governance by Blockchain (DGBB)
O gerenciamento em um projeto descentralizado é difícil, porque, por definição, não há autoridades centrais para tomar decisões pelo projeto. Na Dash, essas decisões são tomadas pela rede, ou seja, pelos proprietários dos masternodes. O sistema DGBB permite que cada masternode vote uma vez (sim/não/ abstenção) para cada proposta. Se uma proposta for aprovada, ela poderá ser implementada (ou não) pelos desenvolvedores da Dash. O sistema de masternode é chamado de Proof of Service (PoSe), uma vez que os masternodes fornecem serviços cruciais para a rede. Na realidade, a rede toda é supervisionada pelos masternodes, que têm o poder de rejeitar blocos formados incorretamente por mineradores.
O que a Dash pretende solucionar?
A Dash pretende ser o sistema de pagamentos mais fácil de usar e escalável do mundo. Ela pretende conseguir isso com uma forma de criptomoeda que é portátil, barata, divisível e rápida.
Quais são os recursos da Dash?
Rede de duas camadas (PoW e PoSe)
Tempo de bloco de 2,6 minutos, blocos de 2 MB, ~ 56 transações por segundo
Anonimato em transações usando PrivateSend
Transações instantâneas usando InstantSend