O que é Nimiq?
Nimiq é uma tecnologia blockchain inspirada na Bitcoin, mas desenvolvida para o navegador. Implementada em Rust e JavaScript, a Nimiq permite que os desenvolvedores acessem a web e a desenvolvam com mais facilidade. Apenas três linhas de código conectam qualquer aplicativo da web diretamente à blockchain, facilitando o acesso a negócios e projetos baseados na web. Ao contrário das criptomoedas como a Bitcoin e a Ethereum, a Nimiq não exige que um nó de terceiros envie transações diretamente do navegador. Essa vantagem permite um novo nível de acessibilidade e experiência do usuário sem a necessidade de comprometer a descentralização e a liberdade da rede.
Como funciona?
NIM é a moeda de um ecossistema de aplicativos criados pela comunidade e pela equipe de desenvolvimento. A carteira de navegador gratuita da Team Nimiq é um exemplo da simplicidade proporcionada pela blockchain. A criação de uma conta Nimiq no site não requer nenhum download e nenhum dado pessoal. As chaves são armazenadas no navegador do usuário e nunca são enviadas para um servidor. O sistema também possui o mesmo nível de fácil acessibilidade para compra e venda de tokens NIM.
O que isso pretende solucionar?
O objetivo é proporcionar negociação e troca de valores sem barreiras para todos. O protocolo da Nimiq e o código do aplicativo são de código aberto. É um projeto sem fins lucrativos conduzido pela comunidade e desenvolvido por uma equipe multinacional especializada em tecnologia. Dois por cento do fornecimento total da NIM foi atribuído à fundação de caridade da Nimiq, ao longo de 10 anos. À medida que o valor da NIM crescer, essa fundação será capaz de apoiar iniciativas com altos impactos sociais e ecológicos.
Quais são os recursos da Nimiq?
Contas e saldos são armazenados em um acumulador baseado em Merkle. O protocolo Proof-of-Work não-interativo permite nós super leves. O consenso pode ser estabelecido em segundos, inclusive em dispositivos móveis. Argon2d é o algoritmo PoW (latency-bound) da Nimiq; Ed25519 Schnorr valida transações seguras. Atualmente, existem duas implementações do protocolo: JavaScript e Rust. Princípios de criptografia são otimizados através do WebAssembly no navegador.